Conheça Joinville: O lugar do aconchego

07 de junho

Conheça Joinville: O lugar do aconchego

Conheça Joinville: O lugar do aconchego

Sabe aquela sensação de querer ficar mais cinco minutinhos na cama? A vontade de um banho quente ou de não ver a hora de sair do trabalho para chegar em casa e se encobertar no sofá, com pipoca e brigadeiro? Você já parou para apreciar esses pequenos prazeres e curtir o clima?

É a estação do aconchego, e em Joinville, ela torna-se completa pela combinação proporcionada pela cidade: a temperatura é amena, e durante o ano inteiro, o tempo é com precipitação e de céu parcialmente encoberto. E somada à gastronomia: pimba! É a harmonia perfeita.

O inverno começa oficialmente no Brasil no dia 21 de junho, mas o frio já chegou, e com ele, nada mais gostoso do que experiências aconchegantes, não é? Sejam elas lugares, comidas e bebidas, ou companhias. Na verdade, quanto mais, melhor! E a soma de todas essas experiências: é perfeito!

E nesse quesito, a cidade de Joinville chama muita atenção e é bastante conhecida. Localizada no norte de Santa Catarina, Joinville é a maior cidade do estado e é referência em turismo.

Em Joinville, a cozinha internacional está sempre presente, e você encontra uma diversidade de culinárias como a alemã, a italiana e a oriental, além de cafés coloniais e churrascarias. E você também pode apreciar a gastronomia típica da fazenda, ideal para esse clima ficar mais agradável ainda. 

Traços da arquitetura germânica

Diferente de outras cidades de Santa Catarina, Joinville possui uma arquitetura característica, herdada por influências alemã e holandesa. Uma delas é o estilo marcante "eixamel", ou "fachwerk", como é escrito na língua alemã, da qual a arquitetura foi herdada. Se trata de uma técnica de construção na qual há a montagem de paredes com hastes de madeira, encaixadas entre si, e posicionadas de forma horizontal, vertical ou inclinada.

Os espaços são preenchidos principalmente por pedras ou tijolos. O telhado, geralmente bastante inclinado, foi estabelecido por conta do clima alemão, marcado por alto volume de chuvas e umidade que duravam praticamente todo o ano.

Outra curiosa característica alemã presente na arquitetura de Joinville é a disposição estratégica dos espaços dentro de uma casa, e também as cores vibrantes que compõem um visual sóbrio e, ao mesmo tempo, marcante e bem definido: parecem monocromáticas, mas quando visualizadas à distância, criam uma paisagem vibrante e quente, destoando toda a frieza do clima alemão.

Um pouco da história de Joinville e Dona Francisca

A origem do nome Joinville, também conhecida como "Cidade dos Príncipes", e anteriormente, colônia Dona Francisca, é outra curiosidade da cidade. Em sua história, conta-se que as terras de Joinville eram parte do dote da princesa Francisca Carolina Joana Leopoldina Romana Xavier de Paula Micaela Rafaela Gabriela Gonzaga de Bragança, mais conhecida por Dona Francisca, filha de D. Pedro I e Maria Leopoldina, imperador e imperatriz consorte do Brasil.

O que se conta é que, após se apaixonarem e se casarem, as terras foram recebidas pelo então príncipe de Joinville, François Ferdinand Phillipe Louis Marie, em 1843, mas que após o casamento, o casal voltou a Europa e não chegou a conhecer as terras.

Hotel Fazenda Dona Francisca: Lazer em todas as épocas do ano

Localizado na Serra Dona Francisca, em Santa Catarina, próximo a Joinville, o Hotel Fazenda Dona Francisca ganha ainda um charme especial durante o inverno: a serra traz todo o aconchego do campo.

No Hotel Fazenda Dona Francisca, o clima ameno não é um problema, muito pelo contrário: o hotel traz em seu recinto atividades de lazer para você fazer aquela pausa da correria do dia a dia e apreciar a estação mais aconchegante do ano. Para quem, mesmo no inverno, gosta de atividades na água, o hotel é uma ótima opção: você vai se encantar com as piscinas com água quente, que espantam o frio para você curtir a estação.

E aqui no Dona Francisca, você ainda pode optar por piscinas aquecidas em ambiente interno do hotel, evitando ventos, ou na área externa, em contato com a natureza. Elas são perfeitas para recarregar as energias.

E para tornar a estação ainda mais agradável, no Dona Francisca você conta com a melhor opção gastronômica da região: um buffet completo e aquela comidinha típica da fazenda que aquece o coração.

Venha conhecer o Dona Francisca e apreciar tudo que a estação mais aconchegante do ano pode oferecer!