Por que brincar é importante para o desenvolvimento infantil?

22 de novembro

Por que brincar é importante para o desenvolvimento infantil?

Os pais sabem que a primeira infância é um período de muitas descobertas na vida das crianças. Em um dia estão durinhas no colo, logo, já começam a sentar só. Depois engatinham, seguido de algumas palavrinhas e então começam a andar e falar mais. E é tudo muito rápido. Ao voltar para casa depois de um dia de trabalho, as surpresas propostas pelas crianças são muitas.

As brincadeiras são parte fundamental do desenvolvimento pleno dos pequenos. Elas vão muito além de diversão e são responsáveis por estimular as habilidades motoras e mentais das crianças. Segundo especialistas, através das brincadeiras a criançada descobre e aprende mais sobre seu mundo, o que é essencial para o crescimento sadio.

Por meio dos momentos de diversão e lazer, através das brincadeiras e jogos o cérebro é exercitado a simular situações rotineiras do dia-a-dia, o que ajuda a enfrentar desafios, medos e ainda lidar com derrotas e conquistas.

A brincadeira lúdica de faz de conta ou simbólica, através dos jogos proporciona à criança recriar a realidade que vive e ressiginificar o mundo real. Deste modo, o desenvolvimento cognitivo e emocional acontece de modo saudável e ainda incentiva a interação e socialização com outras pessoas.

O resultado é percebido na melhora do vocabulário e linguagem verbal e afetiva, além do estimulo da criatividade e imaginação.

 

Pais na brincadeira

 

É importante que a criança tenha um tempo livre e espaço para brincar livremente. Entretanto, a presença dos pais também é importante em todas as fases do desenvolvimento infantil.

Os pais são os primeiros atores no processo de aprendizagem dos pequenos, em relação a compreensão do mundo, conceitos morais, empatia com o próximo e claro porto seguro em relação a sentimentos, sucessos, fracassos e autoconfiança.

Os momentos entre pais e filhos devem ser priorizados como tempo de qualidade. É interessante que preocupações do trabalho e da rotina fiquem de lado, para poder dar atenção com interesse e dedicação as crianças.

Entretanto, isso não significa que os pais devam omitir momentos difíceis e problemas, pois entrar em contato com a realidade também faz parte do processo de desenvolvimento pessoal, para que aprendam a superar essas situações.

Ainda no tocante as brincadeiras é responsabilidade dos pais examinar os espaços para o momento de brincar, levando em conta de que sejam propício para a imaginação infantil, a seleção dos brinquedos, se estão de acordo com a faixa etária das crianças. Propor estímulos de linguagem através de músicas, danças e gestos.

Além de participar das brincadeiras junto com os filhos, claro e garantir diversão, a brincadeira entre pais e filhos fortalece o envolvimento familiar que estreita, não apenas, os laços afetivos como também aumenta o nível de interesse e motivação das crianças. Os pais têm a oportunidade de conter e ajudar a criança na elaboração das inquietações que surgirem durante a brincadeira, bem como enriquecer e estimular a imaginação da criança, despertando-lhe ideias e questionando-a para a descoberta de soluções.

 

Brincadeira no Dona Francisca

 

O Hotel Fazenda Dona Francisca é especialista em promover brincadeiras, diversão e lazer entre pais e filhos. Na fazenda não tem quem fique parado, a não ser que escolha ter um momento relaxante nos espaços Zen do hotel.

Escolha a data e venha viver dias incríveis com sua família. Os tios da recreação são feras no quesito animação, a nota deles é 10.

Entre em contato conosco e viva uma experiência incrível aqui na fazenda com a família. Teremos o maior prazer em recebê-los. Estamos localizados bem pertinho de Joinville.