Vida agitada: como conciliar trabalho e lazer?

12 de abril

Vida agitada: como conciliar trabalho e lazer?

Quem mora no ambiente urbano e trabalha ou estuda, ou ainda, faz os dois sabe bem a dificuldade que é conseguir arrumar uma brecha na agenda apertada para aproveitar um momento de lazer. As horas de trabalho são muitas, e ainda é preciso perder algum tempo atrás do volante, no transporte público ou então no Táxi ou Uber, enfrentar um trânsito, muitas vezes pesado, até chegar em casa.

Temos que conciliar tudo isso com outros compromissos e para quem tem filhos, a tarefa é mais desafiadora, é preciso driblar o tempo, levá-los e buscá-los na escola, no inglês, no futebol, entre outras atividades. Com tudo isso, as 24 horas do dia parecem poucas. A sensação é que o tempo está sempre escasso para planejar um final de semana de lazer.

Uma viagem, então, nem pensar, só quando o calendário é generoso e proporciona um feriado  prolongado para descansar e curtir a família, ou até mesmo para fazer alguma atividade interessante na própria cidade.

Entretanto, por mais agitada que seja o dia a dia, é importante ter em mente que nem só de trabalho a vida é feita. É essencial tirar um tempo na semana para curtir a família, descansar ao lado dos amigos e realizar coisas que amamos. Mas como conseguir conciliar trabalho e lazer? Será que tem mesmo como arrumar uma brecha na agenda, para se dedicar apenas a atividades prazerosas? Se você está achando a tarefa difícil, nós reunimos aqui algumas dicas para te ajudar.

 

Gerencie seu tempo

 

Trabalhar “dignifica o homem”, quem nunca escutou essa frase? O emprego é importantíssimo na vida e evolução de cada um e acaba sendo comum que a maior parte do nosso tempo, durante o dia, seja passada no trabalho.

Apesar disso, dividir as atividades profissionais e pessoais é fundamental e também gerenciar o tempo de maneira inteligente para que, mesmo com a vida corrida, ainda sobre tempo para o lazer. É claro que nem sempre é possível tirar férias longas, mas é essencial organizar-se de um modo que seja viável ter ao menos um fim de noite ou final de semana dedicado a fazer o que gosta. Não é preciso optar por atividades que tomem muito tempo, mas uma ida ao cinema ou um jantar com a família em um restaurante já são o suficiente para se manter mais relaxado mesmo em meio a uma rotina estressante.

 

Tempo de qualidade importa

 

Uma das grandes questões dos pais que trabalham é o fato de não ter tempo para curtir com as crianças. Nem sempre é possível passar um longo tempo com os filhos ou ficar super atento nas atividades dos pequenos. Porém, é imprescindível ter em mente que importante é a qualidade do tempo que os pais passam com eles. Toda vez que estiver com as crianças lembre-se de aproveitar esses momentos para criar lembranças que marquem a vida delas.

A mesma coisa vale para quem não tem filhos. Se nem sempre é possível compartilhar momentos com a família e amigos, lembre-se que o importante é estar completamente presente nas horas em que passar com eles.

 

Cultivar um hobby é importante:

 

Dedicar-se a algo que te de prazer, mesmo que em poucas vezes por semana, já ajuda a dar um suspiro na rotina, muitas vezes estressante. Pode ser algo simples como uma volta no parque com o cachorro ou meia hora, por dia, para fazer a leitura daquele livro que vem sendo adiada há meses.

Se prefere os exercícios físicos matricule-se em uma academia, na aula de natação ou então, que tal uma caminhada ou trilhas e rapel?

Já imaginou se aventurar mais na cozinha e descobrir novos dons? E de quebra reunir os amigos na mesa para uma bela refeição. Cultivar pequenos hobbies ajuda a levar a rotina agitada com mais leveza, resiliência e amor.

 

Planeje pequenas viagens:

 

Tudo o que queremos durante os dias de folga é descansar bastante e curtir a nossa casa. Mas lembre-se que viajar é descobrir outros hábitos, culturas e sabores e também nos renova na volta do passeio. Por isso, planejar pequenas viagens pode ser um ótimo modo de conseguir sair da rotina. Organize-se com antecedência a um fim de semana ou um feriado prolongado para viajar com a família ou com os amigos. Planejar pequenas viagens pode parecer cansativo, mas assim que você chega no destino tudo vale a pena.

As memórias e lembranças registradas nas fotos dão a certeza do quanto essas fugidas da rotina são importantes e reforçam a energia vital para a volta da rotina.

 

Um lugar ao Sol

 

A rotina está matando sua semana e você já reconheceu alguns pontos durante a leitura deste texto que deseja melhorar ou implementar na sua vida? Mas antes precisa dar um tempo e relaxar, porque corpo e a mente já deram sinais que precisam desacelerar.

Se for procurar por um lugar onde possa relaxar e se divertir ao mesmo tempo, sua procura acabou, você acaba de encontrar seu lugar ao sol. Nós do Hotel Fazenda Dona Francisca, teremos o maior prazer em receber você aqui. Temos várias trilhas, cachoeiras e muito verde para você estar em contato com a natureza, além de finais de semana temáticos e atrações especiais. Temos recreação para todas as idades tirolesa e paintball, piscina e jacuzzis para quem quer apenas relaxar e mais uma série de atividades para unir toda a família.

Além disso, trabalhamos em um sistema de pensão completa com várias refeições inclusas preparadas pelo nosso time que entende tudo de cozinha e tem aquele temperinho de casa de vó. Organize-se e venha relaxar e se divertir com a gente. Entre em contato conosco para conhecer nossos ­pacotes, planos e promoções.