A comida caipira e a alimentação saudável

20 de julho

A comida caipira e a alimentação saudável

Comer bem e ter uma alimentação balanceada é um dos pilares para uma vida longa e saudável. Mas, para quem vive na cidade grande e tem o dia a dia bastante agitado, manter um cardápio repleto de legumes, frutas e verduras frescos pode acabar sendo um grande desafio. Quem nunca acabou optando por uma comida pronta do supermercado, ou apelou para um fast-food em um momento de pressa? Apesar de práticos, esse tipo de alimento fornece muito menos nutrientes que as comidas in natura e podem trazer grandes prejuízos para a saúde a longo prazo.

Por isso, a chave para uma vida mais saudável pode ser apostar em uma culinária mais tradicional, com aquele gostinho de campo e fazenda. Reunimos aqui dicas da culinária rural que podem te ajudar a ter mais saúde no seu dia a dia.

 

Mais verde, por favor!

 

Uma das grandes questões de quem mora nos grandes centros urbanos é a falta de tempo. Por mais que a gente se esforce para tentar levar uma vida mais equilibrada, o dia a dia agitado acaba fazendo com que falte tempo até para o mais básico. Preparar um almoço ou um jantar equilibrado acaba ficando fora da realidade de quem tem muitos afazeres. Por isso, há quem prefira recorrer aos congelados das prateleiras do supermercado, ou ao delivery.

Praticidade é ótimo, mas comer comida de verdade é melhor ainda! E não tem nada mais tradicional do que a comida feita com ingredientes frescos e, de preferência, locais. Por mais que um salgadinho ou aquela lasanha congelada pareçam uma boa pedida de vez em quando, manter uma alimentação balanceada consumindo verduras e legumes diariamente é a chave para manter a saúde em dia.

 

Comida feita em casa

 

Nossas avós já sabiam de tudo: comida feita em casa é a chave para a boa saúde. Se você quer manter um estilo de vida mais saudável, olhar um pouco para como as coisas funcionam no campo pode ser a chave para o sucesso.

Sabe aquela sua avó, que por ter morado na roça, cultivou o costume de plantar algumas verduras e legumes no quintal de casa para ter sempre alguma coisa fresquinha para comer? Ela sempre esteve certa! Quem vive no campo costuma consumir muito mais cereais, legumes, frutas e verduras frescas do que quem vive na cidade. Essas pessoas também, por consequência, adoecem menos e vivem mais. E não é coincidência! Alimentar-se de comida feita em casa, com gostinho de casa de vó, não só deixa o coração aquecido, mas também mantém a saúde da gente em dia.

 

Do campo para a mesa

 

Além de cozinhar a própria comida, a gastronomia do campo nos ensina outra coisa importante: o valor de consumir coisas fresquinhas, colhidas na hora.

É claro que nem todo mundo tem a possibilidade de fazer uma horta enorme em casa, mas cultivar alguns temperos na sacada do apartamento já pode ser um começo. Além disso, visitar feiras na sua cidade também é um modo de conseguir verduras e frutas fresquinhas, por um preço bom, e às vezes direto do produtor. Assim, você não só se alimenta melhor, como também incentiva o comércio local.

Outra forma de se aproximar mais desta culinária tão tradicional é visitando restaurantes e hotéis que prezam por ingredientes frescos. Hotéis fazenda são um ótimo exemplo de como a culinária rural pode ser ótima para o seu paladar, para a saúde e também para a preservação das tradições e do meio ambiente.

 

O Hotel Fazenda Dona Francisca

 

Se você está pensando em passar um tempo longe do agito da cidade e ainda quer aproveitar para comer melhor e se livrar do stress, o Hotel Fazenda Dona Francisca é o destino ideal. Temos uma enorme área verde com trilha para cachoeira e ainda oferecemos o melhor da gastronomia do campo, para que você passe dias agradáveis comendo aquela comida com gostinho de casa, feita com ingredientes fresquinhos e saudáveis.

Venha passar uma temporada com a gente! Garantimos que você e sua família irão voltar para casa renovados de corpo e mente. Entre em contato conosco e conheça nossos pacotes e tarifas.