Arraiá na Fazenda: conheça a autêntica festa junina

25 de maio

Arraiá na Fazenda: conheça a autêntica festa junina

Junho está se aproximando e com ele vem aquela ansiedade para curtir uma das partes mais gostosas do mês: as festas juninas. Um dos eventos mais tradicionais do país, as festas juninas são comemoradas em todo o território nacional com bandeirinhas, pé de moleque, paçoca, curau, pamonha, quentão e outras gostosuras. E para comemorar uma das tradições mais ricas do Brasil, nós iremos te contar um pouco sobre a história da Festa Junina e ainda te dar dicas de onde você pode aproveitar essa festança tão gostosa:


Como surgiu a Festa Junina?

Apesar da Festa Junina hoje em dia ser um evento tipicamente brasileiro, essa comemoração surgiu primeiro na Europa e foi trazida para cá pelos portugueses. As festas “Joaninas” eram uma celebração ao dia de São João e uma tradição dos países católicos. Ao longo dos anos, no Brasil, a festa acabou sendo adaptada aos costumes brasileiros e começou a ser conhecida como Festa Junina. A partir daí a festança se tornou uma festa caipira, repleta de quitutes típicos das regiões de fazenda feitos com ingredientes genuinamente brasileiros como milho e mandioca. Bolo de fubá, bolo de milho, pamonha, curau, canjica e paçoca estão entre as guloseimas que não podem faltar em uma tradicional Festa Junina. Além disso, foram introduzidas brincadeiras como pescaria, tiro ao alvo, entre outras. Danças típicas como forró e boi-bumbá também são comuns nas comemorações em algumas regiões do país.

 

Quadrilha, Fogueira e Rojões

A quadrilha é um dos momentos mais icônicos e esperados de qualquer festa junina, mas quem pensa que a dança surgiu no Brasil, engana-se. A Quadrilha na verdade é uma adaptação de uma dança típica europeia chamada quadrille que era muito comum em salões franceses no século dezoito. Já a tradição de acender fogueiras e soltar fogos está mais ligada à tradição católica. Uma lenda católica conta que Isabel, a irmã de Maria mãe de Jesus, acendeu uma fogueira na noite do nascimento de João Batista para avisar à irmã que o menino tinha nascido. Já os fogos são um modo de “despertar” São João e avisá-lo do seu aniversário. Acredita-se que os rojões também têm o poder de afastar os espíritos maus.

 

Arraiá na Fazenda

Durante o mês de junho, as festas juninas ocorrem em todo Brasil. E se você quer aproveitar uma festa junina das boas em um ambiente rural, o Hotel Fazenda Dona Francisca é a sua opção. O final de semana de abertura das festividades acontece durante o feriado de Corpus Christi, quando teremos a festa da Abertura do Arraiá na Roça. Na festa, além de muita música e comidas típicas, ainda teremos casamento caipira, quadrilha e desafio da cachaça.

Se você não puder nos visitar durante o feriado, não tem problema. O mês de junho inteiro estará repleto de atrações juninas e vai rolar muita festa com barracas típicas, além de outras atrações como a noite do pijama e uma deliciosa roda de viola para quem gosta de curtir o clima da roça. Durante o mês de junho todo nosso hotel estará em clima de festa, proporcionando para você e para sua família um legítimo arraial junino. Venha fazer parte da nossa festança!

O Hotel Fazenda Dona Francisca está localizado pertinho de Joinville e é uma ótima opção para quem quer descansar e passar um tempo longe do agito da cidade grande. Temos atrações para toda a família, recreação para as crianças, trilhas, tirolesas, rapel e muito mais. Entre em contato e solicite um orçamento.