Como cuidar da saúde da sua família em tempos quentes

11 de janeiro

Como cuidar da saúde da sua família em tempos quentes

O verão já está aí e com isso as temperaturas vão ficando cada vez mais altas. Durante o período mais quente do ano, é necessário tomar alguns cuidados com a saúde.  Afinal, o excesso de calor pode trazer alguns danos ao nosso organismo. Desidratação, intoxicação alimentar, insolação, queimaduras solares e alergias são apenas alguns dos problemas que podem ser causados pelas altas temperaturas, se não forem tomados os cuidados necessários. Por isso, reunimos aqui algumas dicas que vão ajudar a manter você e a sua família saudáveis durante todo o verão.

 

Hidrate-se muito bem

 

Tomar água é um hábito que deve ser levado a sério durante o ano todo. Porém, no verão, a hidratação é imprescindível. O calor e o suor fazem com que a gente perca muita água e por isso é muito importante repor os líquidos perdidos bebendo água e outras bebidas como sucos, chás gelados, etc. Durante os dias muito quentes, lembre-se sempre de levar sempre uma garrafa de água com você e vá bebendo sempre que puder. O ideal é conseguir tomar cerca de dois litros de água por dia para permanecer bem hidratado. É bem importante ficar atento à hidratação das crianças também. Lembre-se de oferecer a elas água, sucos, água de coco, entre outros, porque elas inevitavelmente vão esquecer de pedir.

Depois de praticar esportes no calor, bebidas isotônicas também são boas opções. Além de repor a água do corpo, elas também repõem os sais minerais perdidos durante as atividades físicas.

 

Cuidado com o sol

 

Durante o verão, é muito comum que as pessoas sofram com queimaduras solares. Afinal, a praia e a piscina são muito convidativas e é comum que durante a diversão a gente acabe passando muito tempo no sol e ainda esqueça de reaplicar o protetor solar. Para que isso não aconteça, e para que ninguém da sua família acabe sofrendo com insolação, o melhor a fazer é evitar o sol depois das dez da manhã e antes das quatro da tarde. Com as crianças, o cuidado deve ser redobrado. Afinal, elas são mais sensíveis ao sol e podem acabar sofrendo bastante se ficarem expostas à radiação por muito tempo.

Além disso, é sempre importante lembrar do protetor solar. Ele não só protege do sol, como também previne o câncer de pele. O ideal é usar o protetor no corpo todo e reaplicá-lo a cada duas horas, ou depois do contato com a água ou do suor excessivo. Chapéus e óculos escuros também são grandes aliados na hora de se proteger contra o sol.

Por mais que o sol possa fazer mal, também não é ideal passarmos o verão escondidos na sombra. A vitamina D só absorvida pelo corpo com banhos de sol frequentes. Por isso, meia horinha de sol pela manhã, antes das 10h, é essencial para a manter a saúde em dia.

 

Aposte em alimentos frescos

 

Se alimentar no calor pode ser um desafio, já que com as temperaturas mais altas, acaba ficando difícil encarar comidas pesadas e quentes. Por isso, uma boa alternativa é apostar em frutas e verduras. Além de serem leves e refrescantes, esse tipo de alimento ainda ajuda a repor a água do corpo. Mas cuidado: lave muito bem as frutas e as verduras antes de consumi-las para evitar problemas com intoxicações alimentares.

No que diz respeito à alimentação, também é preciso tomar cuidado na hora de comer fora. O verão favorece a decomposição mais rápida dos alimentos, por isso, na hora de aproveitar aquele petisco na praia ou happy hour, aposte em lugares confiáveis e que mantenham a boa higiene. Frutos do mar ficam especialmente mais sensíveis durante o verão, por isso é preciso mantê-los sempre bem conservados e na temperatura adequada.

 

Roupas leves

 

As temperaturas muito altas acabam deixando a gente bastante desconfortável. Para diminuir um pouco a sensação de calor e suor, o ideal é apostar em roupas mais leves e confortáveis. Prefira tecidos mais finos e que respirem bem. Na hora de praticar esportes, também opte por tecidos mais leves e que possuam tecnologia dry-fit porque assim você fica mais confortável na hora de se exercitar no calor.

Agora, se tudo o que você quer para os dias quentes é aproveitar ao lado da família curtindo uma piscina, sombra e água fresca e ainda se refrescando na cachoeira, você precisa visitar o Hotel Fazenda Dona Francisca. Localizado pertinho de Joinville, o local tem diversão garantida para todas as idades e ainda é um ótimo destino para o Verão. Entre em contato e peça seu orçamento!