Como entreter as crianças nas férias escolares

23 de novembro

Como entreter as crianças nas férias escolares

Fim do ano já está aí, e com ele chegam as férias escolares. As crianças ficam de folga da escola e com isso acabam passando muito mais tempo em casa. E entreter os pequenos que estão cheios de energia às vezes não é das tarefas mais fáceis, não é mesmo? A questão é que nem sempre os pais têm tempo para levar os filhos para um passeio e a diversão acaba tendo que ser feita dentro de casa mesmo. Para que você encontre maneiras de fazer com que seus filhos se divirtam durante as férias, sem ter que gastar muito e nem pensar em opções mirabolantes, nós reunimos aqui algumas atividades interessantes.

 

Estimule a criatividade dos pequenos

 

Um bom modo de manter as crianças entretidas, é propor atividades que estimulem a criatividade. Uma boa alternativa é, por exemplo, é renovar todo o arsenal de canetinhas e lápis de cor para que elas possam pirar nos desenhos. É possível também propor colagens com papel, imprimir desenhos na internet para que elas possam colorir, entre outras atividades que podem fazer com que os pequenos passem bastante tempo em casa sem ficarem entediados. Vale também criar algo em conjunto com as crianças, como um brinquedo feito com artesanato, por exemplo.

 

 

A televisão pode ser uma boa ideia

 

Nem sempre a TV é uma grande vilã. É possível encontrar, principalmente em serviços de streaming como a Netflix, programas que sejam divertidos e educativos ao mesmo tempo. Além disso, você pode aproveitar o tempo livre dos pequenos para propor uma sessão de cinema com os títulos preferidos da garotada. Escolha filmes que são apropriados para a idade de seus filhos, junte todo mundo no sofá, estoure uma pipoca e organize uma boa sessão de cinema em casa.

 

Jogos de tabuleiro e de cartas

 

As crianças hoje em dia podem passar horas em jogos eletrônicos, mas você já tentou juntar os pequenos para jogar um jogo de tabuleiro em família? Esse tipo de brincadeira, além de divertida, estimula habilidades importantes nas crianças. Jogos em grupo nos ensinam a competir, a saber perder, a criar estratégias para atingir um determinado objetivo, entre outras habilidades que posteriormente podem ser utilizadas em diferentes setores da vida.

Os tradicionais jogos de carta como Uno e rouba monte também podem ser uma opção. Em outubro desse ano, lançamos o nosso próprio jogo da memória que você pode baixar, imprimir e se esbaldar com a criançada!

 

Insira as crianças nas atividades diárias

 

Outra boa alternativa para entreter as crianças durante o tempo livre é inseri-las nas atividades diárias. Você pode, por exemplo, pedir para que seus filhos te ajudem a fazer o almoço ou o jantar. Cozinhar em família não só é uma atividade divertida, como também é um modo de fazer com que as crianças sejam inseridas no dia a dia da casa e se sintam mais tentadas a provar novos alimentos. Fica muito mais fácil inserir verduras e legumes no cardápio dos pequenos, quando foram eles mesmos que cozinharam. As crianças também podem se divertir ajudando em pequenas tarefas como arrumar a mesa de um modo diferente, ou ajudando a pintar um móvel que precisa de uma renovação, por exemplo.

 

Chame os amigos deles para brincar

 

Outra boa ideia para manter as crianças ativas durante as férias é convidar outras crianças para irem à sua casa. Você pode convidar alguns amigos mais próximos dos seus filhos e organizar uma tarde divertida, com comidinhas, brincadeiras e filmes. E combinar com os outros pais outras datas para irem revezando. Vale lembrar que brincar em casa pode ser tão divertido quanto levar as crianças para um parque ou a um shopping, por exemplo.

 

Apresente coisas “do seu tempo”

 

Uma outra alternativa legal é fazer uma espécie de “sessão retrô” com as crianças. Apresente a elas brincadeiras do seu tempo de criança, como amarelinha, lenço atrás, cinco marias, entre outras. Você pode também mostrar aos pequenos filmes e desenhos que vocês assistiam quando eram crianças e explicar o quanto as coisas mudaram desde então. Crianças geralmente gostam de saber como seus pais se divertiam quando tinham a idade delas, e esse é um ótimo modo de estreitar laços com seus filhos.

 

Aproveite a Chegada do Verão

 

Agora, se pintar uma folguinha ou você conseguir encaixar suas férias para este período, viajar também pode ser uma alternativa excelente. O Hotel Fazenda Dona Francisca é uma ótima opção para você que quer descansar com a família.

Em dezembro, comemoramos a Chegada do Verão e você está mais do que convidado para curtir a melhor estação do ano conosco. Venha se divertir dançando na piscina ao som do DJ ou dando boas risadas no Show do Riso. Contamos com toda a estrutura de um hotel 5 estrelas e opções de diversão para todas as idades. Conheça nossos pacotes e faça já sua reserva pelo site!