Como o turismo ecológico contribui com a preservação da natureza

19 de março

Como o turismo ecológico contribui com a preservação da natureza

Quem vive em uma cidade grande sabe a importância que é tirar uns dias de folga para passar um tempo perto da natureza. O turismo mais perto do campo, também conhecido como ecoturismo ou turismo ecológico tem crescido bastante nos últimos anos e, além de estreitar os laços do homem com a natureza, também é uma ótima forma de preservar o meio ambiente. O turismo ecológico, se feito de forma correta garante a preservação ambiental e permite uma convivência harmoniosa com áreas que devem ser preservadas.

Para entender mais sobre como funciona o turismo ecológico, reunimos aqui algumas informações que podem te ajudar e te estimular a passar suas próximas férias em um local bem perto da natureza e ainda ajudar a preservá-la.

 

O que é turismo ecológico?

 

O ecoturismo, ou turismo ecológico é um segmento do turismo que busca valorizar e preservar a natureza, aumentando os recursos econômicos que podem ser investidos na própria preservação, conscientizando as pessoas sobre a importância de cuidar e preservar o meio-ambiente e ainda gerando benefícios à comunidade que vive em áreas de preservação. Em resumo, o turismo ecológico é um modo de fazer turismo que, ao mesmo tempo que possibilita um contato mais próximo do turista com a natureza, ainda gera conscientização e recursos para a preservação do local.

 

Quais as vantagens do turismo ecológico?

 

Mais do que oferecer um contato próximo com o meio-ambiente e criar a possibilidade de se conhecer locais de preservação ambiental, o turismo ecológico ajuda a preservar a natureza do local através dos recursos captados com o próprio turismo. Além disso, o turismo ecológico acaba gerando melhorias para a comunidade do local já que atrai turistas, o que incentiva a economia do local e, o mais importante de tudo, conscientiza sobre a importância da preservação da natureza.

 

Como o turismo ecológico ajuda a preservar a natureza?

 

O turismo ecológico garante a preservação da natureza porque é um modo de turismo consciente e sustentável. O ecoturismo é geralmente feito em áreas com muito verde e que precisam ser preservadas. A vantagem do turismo ecológico é que a “exploração” do local ocorre de forma harmônica, respeitando a natureza e as formas de vida do lugar e conscientizando os turistas da importância de se conviver com a natureza de forma respeitosa, sem retirar recursos desnecessários, poluir ou estragar o local. É um modo de desenvolvimento sustentável que busca aumentar o contato do turista com a natureza e ao mesmo tempo conscientizar da importância de preservar aquele local para que ele continue existindo.

 

Onde praticar o turismo ecológico?

 

Parques federais e estaduais são ótimas alternativas para quem quer passar momentos próximos a natureza. Nos parques gerenciados pelo ICMBio, por exemplo, é possível fazer trilhas e caminhadas com o auxílio de guias especializados e conhecer áreas de preservação ambiental. Além dos parques, locais como hotéis fazenda também são um bom destino para quem quer ter essa proximidade com a natureza, mas prefere atividades mais calmas e que se pode fazer com as crianças, por exemplo.

O Hotel Fazenda Dona Francisca é um ótimo destino para quem quer desfrutar do melhor do turismo ecológico sem abrir mão do conforto. Pertinho de Joinville, o hotel reúne a comodidade de um hotel cinco estrelas e a tranquilidade de um local pertinho do campo. Lá é possível fazer trilhas, passeios a cavalo, escaladas, entre outras atividades bem pertinho da natureza. Ótima opção para quem quer passar um tempo de qualidade próximo a família, o hotel conta com atividades para todas as faixas etárias. Entre em contato conosco e confira nossas tarifas e pacotes.