Deu samba: um fim de semana para celebrar a brasilidade

19 de outubro

Deu samba: um fim de semana para celebrar a brasilidade

O Brasil pode ter lá seus problemas, mas uma coisa é certa: temos uma cultura riquíssima e um povo alegre e hospitaleiro que adora festa, boa comida e muita música. É difícil encontrar um brasileiro que não curta um bom sambinha e que não goste de degustar uma caipirinha ou uma cervejinha bem gelada enquanto come um bom petisco com os amigos. E é justamente pensando nessas coisas que gostamos tanto que criamos aqui no Hotel um fim de semana especial para celebrar o nosso país e as nossas tradições.

 

Celebrando a brasilidade

 

Samba

O brasileiro ama se divertir e não dispensa uma boa música. E um dos ritmos brasileiros mais celebrados dentro do país e fora dele é o samba. O samba é um estilo musical genuinamente brasileiro, que surgiu no século XIX, na Bahia, a partir de uma mistura de variados ritmos africanos. Apesar disso, o estilo só se popularizou mesmo a partir de 1920, quando chegou ao Rio de Janeiro. Mas não pense que foi fácil para o samba ser aceito como parte da cultura brasileira. Na década de 20, o ritmo musical era super malvisto por fazer parte da cultura afro-brasileira, e quem fosse visto fazendo samba podia até ser preso.

Com o tempo, o ritmo foi se popularizando e se tornou parte do cotidiano do brasileiro e da identidade do país. Hoje em dia, é difícil encontrar um brasileiro que não sinta vontade de sair dançando ao ouvir um bom sambinha. Cantores e compositores como Noel Rosa, Dorival Caymmi, Adoniran Barbosa, Demônios da Garoa, Zeca Pagodinho entre outros, são celebrados e ouvidos tanto no Brasil como em outros países.

 

Gastronomia

 

Encontrar um brasileiro que não goste de comer bem é uma tarefa quase impossível. Mas não é para menos. Nossa culinária está repleta com os melhores ingredientes e os melhores sabores. Quem não gosta de apreciar aquela saborosa feijoada aos sábados, unindo a família toda ao redor da mesa? Ao mesmo tempo, qual brasileiro não adora comer uma mandioca ou uma polenta bem fritinha acompanhada de uma cervejinha gelada ou uma caipirinha?

E por falar em caipirinha, você sabia que esse é um drink genuinamente brasileiro? A bebida foi criada em São Paulo, completamente por acaso. É que existia um xarope para gripe que unia limão, mel, cachaça e alho. Um dia, lá por volta de 1920, alguém resolveu tirar o alho e o mel da receita e adicionar um pouco de açúcar à mistura. Bastou colocar um pouco de gelo e estava criada a caipirinha.

Mas nem só de feijoada, petisco e caipirinha vive o brasileiro, não é mesmo? Nossa gastronomia é influenciada por diversas outras culturas, então muito da nossa comida do dia a dia tem influência italiana, árabe, alemã, e de todos os imigrantes que formam essa cultura tão rica que é a nossa. Isso sem falar no tradicional arroz com feijão, que acompanhado de batata frita ou de um belo bife, faz a alegria de todo brasileiro.

 

Final de Semana Brasileiro

 

E é pensando justamente em celebrar tudo isso que faz de nós brasileiros com muito orgulho, que o Hotel Fazenda Dona Francisca criou um fim de semana inteirinho para festejar a brasilidade. O Final de Semana Brasileiro terá muito samba, pagode, petiscos, culinária típica e ainda contação de histórias para que as crianças e os adultos saibam ainda mais sobre tudo que ajudou a formar o Brasil.

Se você quer passar um fim de semana regado a boa música e boa comida ao lado daqueles que você ama, não deixe de entrar em contato com o Dona Francisca. Estamos localizados pertinho de Joinville e temos toda infraestrutura para receber você e a sua família com o maior conforto e comodidade. Conheça nossos pacotes e garanta já sua reserva.