Gastronomia típica da fazenda

16 de abril

Gastronomia típica da fazenda

Gastronomia típica da fazenda

Receitas para transportar você ao Hotel Fazenda Dona Francisca

Quando o assunto é viagem, logo pensamos em novas experiências: diferentes conhecimentos, sabores inéditos, sensações singulares, e paixões desconhecidas. Isso porque viajar nos possibilita sair da rotina e conhecer, experimentar e apreciar coisas inéditas. E o que é necessário para uma viagem ser inesquecível?

Nós do Hotel Fazenda Dona Francisca acreditamos nas experiências, e por isso, valorizamos cada sensação que a vida no campo pode oferecer e buscamos proporcionar aos hóspedes essa experiência completa do prazer e da vivência na fazenda. Por esse motivo, além do lazer entre a natureza, o bem-estar e as aventuras, oferecemos também uma COMPLETA CULINÁRIA TÍPICA DA FAZENDA.

Logo vêm à mente a sensação de estar na fazenda: o ar fresquinho das árvores, a companhia de animais, e o sabor inconfundível de pratos com temperos ousados e sabores marcantes. Segredos de família e gostinho de aconchego de casa. É o sentimento de pausa para a vida agitada: tranquilidade, família, carinho e sabor, tudo reunido. Quem já viveu na fazenda, ou pôde vivenciar receitas dessa gastronomia, conhece bem o gostinho!

E enquanto você não degusta os sabores da culinária por aqui, a melhor opção gastronômica da região, separamos algumas receitas que vão transportar você para o Hotel Fazenda em cada prato! Confira:     

Galinhada Caipira da Fazenda

Ingredientes:

1 frango de cerca de 2 kg cortado em pedaços

2 cubinhos de caldo de galinha

3 colheres de sopa de cheiro-verde, previamente picado

1 colher de chá de açafrão

Sal a gosto

Pimenta-do-reino a gosto

1 cebola previamente cortada em cubos

3 colheres de sopa de óleo

1 lata de milho verde previamente escorrida

1 xícara de chá de cenoura ralada

2 dentes de alho picados

2 xícaras de chá de arroz previamente ralado e escorrido

5 xícaras de água fervente

3 tomates sem pele e sem as sementes cortados em cubos

Modo de preparo:

Em fogo alto, aqueça o óleo e coloque o frango já temperado com o sal e pimenta. Frite até ficar dourado. Atingido o ponto, retire e reserve. Na mesma panela, refogue a cebola e o alho durante 3 minutos. Acrescente o açafrão e o arroz e deixe fritar por mais 3 minutos.

Coloque o frango, em seguida o milho e o caldo de galinha. Tampe e deixe cozinhar no fogo baixo por meia hora. Se achar necessário, adicione um pouco de água. Acrescente o tomate e a cenoura, tampe a panela, e deixe cozinhar por mais cerca de 10 minutos. Em seguida, com a panela tampada, desligue e deixe descansar por cerca de 10 minutos. Coloque numa travessa e por cima polvilhe com cheiro verde.

Costela assada com legumes

Ingredientes

1,5kg de costelinha suína em pedaços

1/2 xícara (chá) de mel

1 colher (sopa) de gengibre ralado

Suco de 1 limão

Suco de 2 laranjas

2 dentes de alho picados

Sal, pimenta-do-reino e cheiro-verde picado a gosto

Azeite para untar e regar

1 abobrinha italiana em tiras

1 cenoura em tiras

2 cebolas em tiras

Modo de preparo

Em um recipiente, misture a costelinha, o mel, o gengibre, os sucos, o alho, sal e pimenta. Cubra e deixe descansar por uma hora. Transfira para uma fôrma untada, regue com azeite, cubra com papel-alumínio e leve ao forno médio, preaquecido, por cerca de 40 minutos. Retire o papel, coloque a abobrinha, a cenoura e a cebola temperadas com sal e cheiro-verde ao redor da carne, regue com mais azeite e devolva ao forno por 30 minutos, ou até dourar. Coloque em uma travessa e sirva.

Bolo de Milho da Fazenda

Ingredientes:

4 espigas de milho previamente raladas

½ xícara de chá de fubá

3 xícaras de chá de farinha de trigo

4 ovos

2 xícaras de chá de leite

2 xícaras de chá de açúcar

½ xícara de chá de óleo

1 colher de sopa de fermento em pó

Açúcar de confeiteiro para polvilhar

Óleo e farinha de trigo para poder untar e enfarinhar a travessa

Modo de preparo:

Coloque em um liquidificador o leite, o milho, o óleo, os ovos e o fubá. Bata até que a massa chegue a um ponto homogêneo. Em seguida, misture o fermento e a farinha com uma colher. Coloque a massa numa forma de 22 cm x 30 cm previamente untada e enfarinhada. Leve ao forno preaquecido em temperatura média por cerca 35 minutos, ou até estar/dourado. Espere esfriar e corte em pedaços, polvilhando o açúcar de confeiteiro sobre o bolo.  

Chocolate quente
Ingredientes
1 xícara de leite bem gelado
2 colheres de chocolate em pó
2 colheres de açúcar
2 colheres de creme de leite sem soro
1 pau de canela

Modo de preparo

Em um liquidificador ou um mixer, bata o leite com o chocolate em pó e o açúcar. Depois, coloque em uma panela junto a canela e leve ao fogo baixo. Mexa até ferver. Desligue, adicione o creme de leite e mexa bem até ficar homogêneo. Retire a canela e sirva. Essa receita rende até 2 copos.

Experiência Dona Francisca

Essas são receitas típicas da fazenda, e podem transportar você ao sabor da culinária do Hotel Fazenda Dona Francisca. Agora, só aqui no nosso hotel você pode ter a experiência completa. Venha nos conhecer!