A importância do contato com a natureza na infância

12 de março

A importância do contato com a natureza na infância

Viver em uma grande cidade oferece várias comodidades, mas também traz algumas desvantagens. A maior delas talvez seja a falta de verde e o pouco contato com a natureza. Por mais que uma cidade grande ofereça parques ou esteja a poucos quilômetros de distância do campo, a correria do dia a dia acaba fazendo com que se passe muito pouco tempo em contato com o meio-ambiente.

A consequência disso é ainda maior para as crianças, que acabam crescendo sem uma relação mais próximo com as plantas, animais e o ar puro que só o campo pode oferecer.  A proximidade com a natureza auxilia no desenvolvimento dos pequenos e é importante para que as crianças cresçam mais saudáveis e felizes. Atividades simples como ver o pôr do sol, fazer uma trilha em meio às árvores, colher frutas do pé ou ter contato com bichos que não são comuns nas grandes cidades podem auxiliar muito no desenvolvimento infantil.

Reunimos aqui algumas razões pelas quais você deve considerar levar seu filho para mais perto da natureza sempre que possível:

 

O contato com a natureza estimula o sensorial

 

Por mais que uma criança que cresça em uma grande cidade esteja repleta de estímulos, como assistir TV, brincar com equipamentos eletrônicos e computadores, ou estar sempre em contato com novas tecnologias, muitas vezes estimulam pouco os sentidos.

Quando as crianças estão perto da natureza elas são estimuladas a descobrir coisas novas: andam com o pé no chão, perceber a cor e a textura e o cheiro das frutas e das plantas, entrar em contato e interagir com animais que não são comuns na cidade, entre outras coisas. Fazer com que seu filho passe um tempo junto à natureza pode ajudar bastante no seu desenvolvimento.

 

Estar junto a natureza estimula hábitos saudáveis

 

Quando as crianças estão junto à natureza elas se sentem naturalmente mais livres. Por isso, acabam sendo estimuladas a correr, a brincar mais, a explorar o ambiente e até a nadar, enfim, a se movimentar mais de uma maneira geral. Crianças que criam o hábito se movimentar mais, acabam crescendo mais saudáveis e sofrem menos com problemas de saúde, como o sobrepeso, por exemplo.

 

Um tempo junto à natureza melhora o entendimento do mundo

 

Crianças que crescem em cidades grandes podem ter contato com muita informação, mas acabam crescendo em um universo um tanto restrito. Não é incomum ouvir relatos de crianças que não entendem exatamente de onde vem a sua comida, por exemplo.

Passar um tempo perto da natureza expande os horizontes dos pequenos e faz com que eles consigam entender melhor como o mundo funciona: de onde vem as frutas e verduras que eles comem nas refeições, de onde vem a carne ou o leite que eles consomem diariamente, como é a rotina de alguém que não vive em uma grande cidade, entre várias outras coisas. De uma maneira geral, o contato com a natureza faz com que o seu entendimento de mundo se expanda.

 

Estar perto da natureza relaxa e faz bem para todos

 

Seja para as crianças ou adultos, uma coisa é certa: o contato com a natureza relaxa e recarrega as energias. Passar um tempo no campo, ou em um hotel fazenda é uma ótima maneira de desacelerar o ritmo pesado de quem mora em uma cidade grande e ainda deixar a convivência em família ainda mais próxima. Tem coisa melhor do que se desligar das obrigações e passar um tempo relaxando com as crianças, aproveitando essa época mágica que é a infância?

Se você procura um local para relaxar e estimular o contato dos seus filhos com a natureza e com os animais, o Hotel Fazenda Dona Francisca é exatamente o que você precisa. O local alia a comodidade de um hotel cinco estrelas com a paz e a tranquilidade do campo. E para quem quer viajar com as crianças, o hotel ainda conta com uma equipe de recreação super animada e preparada para fazer a alegria dos pequenos. Entre em contato com a gente ou visite nosso site e conheça nossas tarifas e opções de pacote!