Outubro é mês de Oktoberfest no Dona Francisca

14 de setembro

Outubro é mês de Oktoberfest no Dona Francisca

Durante o mês de outubro, Santa Catarina se une em torno de uma festa tradicional regada a muita cultura alemã e cerveja gelada. É claro que estamos falando da Oktoberfest, evento que no Brasil é realizado em Blumenau e reúne turistas de todo o país. Atualmente, a edição catarinense da festa é considerada a maior das américas e só perde em consumo de cerveja para a Oktoberfest original, realizada em Munique, na Alemanha.

Mas você sabia que é possível curtir muita cerveja gelada e culinária alemã sem necessariamente ter que enfrentar o agito da festa em Blumenau? Nós preparamos uma Oktoberfest exclusiva para os nossos hóspedes aqui mesmo no Hotel. E para que você já vá entrando no clima de cerveja e comemoração, a gente conta um pouco sobre a história desta tradicional festa alemã, e ainda te dá os detalhes de como participar da Oktoberfest do Dona Francisca.

 

A primeira festa

 

A Oktoberfest surgiu na Alemanha e a festa como é hoje começou a se desenhar em 1810. Isso porque que no dia 12 de outubro daquele ano todos os moradores da cidade de Munique foram convidados para comemorar o casamento do Príncipe Luís com a Princesa Teresa da Saxônia-Hildeburghausen. A festa aconteceu em um campo, perto dos portões da entrada da cidade.

Na época, a festa terminou com uma corrida de cavalos, e é possível que nem tenha sido servido cerveja na ocasião. Porém, no ano seguinte a cidade quis continuar com a tradição da corrida de cavalos para comemorar o aniversário de casamento dos príncipes, e então a festa aconteceu por mais um ano. Em 1819, os moradores da cidade de Munique assumem a organização da comemoração, que passa a começar no fim de setembro, para aproveitar o final do verão.

Quanto à cerveja, já havia um festival de outono que comemorava a reabertura das fábricas de cerveja, pois um decreto da parte sul da Alemanha, proibia a produção da bebida durante primavera e verão, já que o líquido podia estragar mais rápido. E o verão acabava justamente em outubro. Foi questão de tempo até que as duas festividades se juntassem e formassem a Oktoberfest, festa tradicional que reúne turistas de todo mundo e onde o consumo de cerveja durante todo o evento chega a 6 milhões de litros.

No Brasil, a festa acontece em algumas cidades do sul e sudeste do país, mas a mais tradicional segue sendo a realizada em Blumenau, Santa Catarina. Por lá, a festa teve início em 1984 com o objetivo de reerguer a economia da cidade depois que Blumenau sofreu uma grande enchente. Atualmente a festa reúne cerca de 700 mil pessoas.

 

Oktoberfest no Dona Francisca

 

Agora, se você é fã de uma cervejinha gelada, mas não quer encarar o agito da Oktoberfest de Blumenau, nosso Hotel Fazenda é o destino ideal para você!

Nossa Oktoberfest será realizada entre os dias 19 e 21 de outubro e vamos contar com algumas atrações especiais como degustação de cervejas artesanais, torneios de beer pong e chope no prato.

Além do final de semana temático, a nossa Oktoberfest se estende por todo o mês de outubro, com degustações de cerveja acontecendo no Hotel em todos os sábados do mês.

Se você não está com pique para a agitação, mas não quer abrir mão de passar um fim de semana degustando aquela cervejinha ao lado de quem ama, venha para o Hotel Fazenda Dona Francisca! Temos várias opções de acomodações e atividades para todas as idades e para toda a família. Entre em contato conosco e conheça nossos pacotes.