Quer visitar Joinville? Confira o nosso roteiro

05 de março

Quer visitar Joinville? Confira o nosso roteiro

Em 9 de março de 1851, com a chegada dos primeiros imigrantes da Alemanha, Suíça e Noruega a bordo da barca Colon, foi fundada a colônia Dona Francisca. Essa colônia, que depois se tornou cidade e recebeu o nome de Joinville, comemora 167 anos em 2018. Importante para a economia de Santa Catarina, Joinville foi, até 2012, a maior economia do estado. Hoje em dia só perde para a vizinha Itajaí, mas segue sendo um importante polo econômico.

Além da sua importância econômica, Joinville é também referência em turismo. Famosa por suas belezas naturais e também por sua gastronomia, museus e parques, a cidade é um ótimo destino para quem deseja descansar um pouco da correria do dia a dia e ainda conhecer lugares maravilhosos. E para comemorar mais um ano da cidade, montamos para você um roteiro turístico com as principais atrações para quem quer conhecer um pouco mais de Joinville:

 

Arquitetura privilegiada

Logo na entrada da cidade já é possível perceber que Joinville conta com uma arquitetura exuberante com bastante influência alemã e holandesa e edifícios construídos no estilo enxaimel. O pórtico de Joinville é um dos principais cartões-postais da cidade e hoje em dia é a sede de um dos escritórios da secretaria de turismo. Logo ao lado do pórtico, é possível também visitar o moinho, que abriga uma das sedes da cervejaria Opa Bier — um ótimo local para relaxar e degustar um chope artesanal típico da cidade em uma das mesinhas ao ar livre. Outra parada obrigatória para quem gosta de arquitetura é Mercado Municipal, também construído no estilo enxaimel. Além de tirar lindas fotos, ainda é possível conhecer um pouco mais os produtores locais.

 

Natureza, história e cultura

 

Quem vai a Joinville também não pode deixar de fazer um passeio pela famosa Rua das Palmeiras. Repleta de verde, o local é um dos cartões postais da cidade. E se você quiser ter uma visão panorâmica das belezas do local, é indispensável uma parada no mirante para observar a cidade de cima. Agora, quem curte o contato com a natureza, antes de chegar ao mirante não pode deixar de visitar o Parque Zoobotânico. O local abriga mais de 200 animais em cativeiro e ainda conta com trilhas e quiosques.

Já para quem aprecia história e cultura os museus de Joinville são parada obrigatória. Um deles é o MNIC - Museu Nacional da Imigração e Colonização onde é possível saber mais sobre a formação da cidade. Outra boa pedida é o Museu Arqueológico do Sambaqui, que expõe obras dos Sambaquianos, povo que viveu na região há cerca de 5 mil anos atrás.

Se você gosta de arte, você não pode deixar de visitar o Museu de Arte de Joinville e o Instituto Nacional Juarez Machado que possui um acervo de obras desse importante artista da cidade, além de contar também com exposições de outros artistas. Além disso, a cidade abriga anualmente o Festival de Dança de Joinville, um dos mais importantes do país e que reúne dançarinos do Brasil e do mundo.

 

Gastronomia

Com muita influência alemã, a gastronomia de Joinville é riquíssima e é impossível passar pela cidade sem comer bem. Não deixe de visitar o famoso Pastel da Serra. Localizado na Estrada Dona Francisca, o pastel servido na lanchonete Rio da Prata é um dos mais famosos da cidade.

 

Para relaxar

 

Agora, se você quer aproveitar as belezas da cidade para relaxar, nós temos aqui o destino ideal. O Hotel Fazenda Dona Francisca é um recanto em meio a natureza para quem quer curtir momentos de paz e tranquilidade ao lado da família ou amigos. Temos trilhas, passeios e recreadores, e várias outras atividades para quem quer ter paz nas férias com os pequenos ou em casal. Venha conhecer o conforto de um hotel cinco estrelas atrelado a paz de um ambiente em meio a natureza. Entre em contato conosco e conheça nossas tarifas e pacotes!