Turismo de aventura é diversão para todas as idades

11 de maio

Turismo de aventura é diversão para todas as idades

Quem gosta de passar um tempo perto da natureza para relaxar do dia a dia estressante das grandes cidades provavelmente já ouviu falar em uma modalidade de turismo chamada turismo de aventura. O nome pode parecer um pouco assustador e dar a impressão de algo perigoso, que só pode ser praticado por pessoas muito bem treinadas, mas, na verdade, o turismo de aventura está longe de ser uma atividade de risco. Muito pelo contrário. Essa modalidade de turismo envolve atividades com risco calculado que podem facilmente ser praticadas por pessoas de várias faixas de idade, e envolvendo toda a família.

Para que você possa entender um pouco mais sobre o turismo de aventura, reunimos aqui algumas informações importantes e dicas de lugares onde você pode praticá-lo:

 

O que é turismo de aventura?

Primeiro de tudo, é preciso entender o que é exatamente o turismo de aventura. Atividades de aventura nada mais são do que experiências físicas e sensoriais recreativas que envolvem desafios, com riscos avaliados e assumidos. Ou seja, o turismo de aventura nada mais é do que uma modalidade de turismo em que você pode se divertir praticando atividades que envolvam algum tipo de desafio, mas sempre com risco calculado e com toda a segurança necessária.

Algumas atividades que estão incluídas dentro do turismo de aventura são rapel, escalada, tirolesa, arvorismo, entre outros.

 

Qual é a diferença de turismo de aventura e ecoturismo?

Ecoturismo é uma modalidade de turismo que incentiva a preservação do local a ser visitado. O ecoturismo ajuda a conservar o patrimônio natural e cultural de uma região, além de promover melhorias para a população local e incentivar uma maior consciência ambiental para o visitante. A busca, nesse caso, é de integrar o homem à natureza de forma consciente e respeitosa. Já o turismo de aventura é uma modalidade que também busca essa integração do homem com a natureza, mas através de atividades recreativas que envolvam desafios e que tragam sensações como liberdade e superação. Vale lembrar que o turismo de aventura pode ser praticado em uma área de ecoturismo.

 

Qualquer pessoa pode praticar o turismo de aventura?

Sim. Qualquer pessoa que tenha disposição e condições físicas além de uma dose de coragem está apta a praticar o turismo de aventura, independentemente da idade. Ou seja, se você tem vontade ir para algum local que ofereça algumas atividades de turismo de aventura mas tem receio por ter filhos pequenos, ou porque terá pessoas de mais idade com você, não precisa se preocupar. Lugares que oferecem este tipo de atividade têm uma equipe treinada para deixar o praticante apto para a atividade e ainda contam com todo o material de segurança necessário para garantir que ninguém estará desprotegido.

 

Onde praticar o turismo de aventura?

Diversos locais no Brasil oferecem opções para quem deseja praticar o turismo de aventura. Várias chácaras, estâncias e hotéis fazenda possuem esse tipo de atividade. Uma boa opção para quem deseja viajar com a família e mesclar momentos de descanso com um pouco de aventura são os hotéis fazenda. Localizado a poucos quilômetros de Joinville, o Hotel Fazenda Dona Francisca conta com várias atividades de aventura dentre suas opções de lazer.

Com uma equipe treinada, os hóspedes podem experimentar um circuito completo com trilha para cachoeira, paintball e uma deliciosa tirolesa. Além disso, o hotel ainda oferece várias outras atividades como a fazendinha com diversos animais, recreação para as crianças e áreas de lazer que oferecem diversão para toda a família e para todos os gostos. Assim você pode se aventurar e ainda relaxar para voltar para casa completamente renovado.

Entre em contato conosco e conheça nossos pacotes e nossas tarifas.